Que ninguém nos ouça!!!!

li1

Por Claudia Campanhã

Aaaaahhhh, que saudade! Quanto tempo sem escrever pra você que nos lê por aqui!!!

A distância necessária do notebook, para colocar as ideias nos lugares certos, e o descansar do corpo, testado ao limite em 2016, só aumentou minha vontade de estar aqui, fazendo o que mais amo: alimentar esse blog com tudo aquilo que acredito para levar a você,  um refresco da realidade de todos os dias.

Nesse período de festas/recesso, consegui terminar um livro que estava com muita vontade de ler: “Que ninguém nos ouça: Terapia virtual entre duas mulheres”. E que leitura deliciosa, viu?

Cris Guerra, que eu amo por ser a pessoa mais entendida de moda nesse país, e ainda, ser dona de um estilo incrível, entre outras qualidades, e Leila Ferreira, jornalista, escritora e palestrante, são duas mineiras cheias de delicadezas, mesmo quando precisam ser fortes.

li2Cris, à esquerda, e Leila: força e delicadeza para falar de temas femininos e dos enigmas da alma…

Mesmo com amigos em comum e tantas semelhanças de vida que poderiam ter provocado uma aproximação entre as duas, pessoalmente, o encontro dessas mulheres se dá de fato, de forma virtual.

Tudo começa com um e-mail que Cris envia à Leila (quando ainda não eram amigas), por ocasião do lançamento de um livro. Voltando de uma viagem a Buenos Aires e tendo o tal livro de Leila como companhia, Cris resolveu enviar uma mensagem à autora, elogiando o trabalho, que havia realmente mexido com os sentimentos dela. O primeiro e-mail é respondido…aí vem um outro e começa com isso, um bate-papo que durou aproximadamente quatro meses!!!

li6

Recortes do dia a dia, de mulheres muito diferentes, aparentemente, fazem com que a curiosidade sobre o próximo “e-mail”, ou melhor, página do livro, aumente conforme a leitura.

Entre um e-mail e outro, inicia-se ali uma série de desabafos e confidências, com direito a lágrimas e risadas. Exatamente como deve acontecer num bate-papo com amigos. O título fala de terapia virtual, talvez como uma forma de chamar atenção para essa longa e curiosa conversa, mas a meu ver, o que ocorre ali é uma manifestação da mais pura e genuína  amizade, dessas que não precisam da presença física para ter valor e importância.

São várias histórias com as quais nós, mulheres, nos identificamos imediatamente e nos fazem ficar com vontade de também participar daquele diálogo, oras engraçado, oras melancólico e profundo, oras absolutamente redentor. Testemunhando o relacionamento entre essas amigas, sentimos que não estamos sozinhas em nossas dúvidas, alegrias e dissabores. Dentro da gente, nasce uma faísca, um impulso em direção às mudanças dentro e fora de nós mesmas.

li3

A troca de emails ricos e cheios de sentimento se transformaram em crônicas para aquecer o coração, a qualquer tempo…mas neste início de ano, elas causam um impacto ainda maior!

Ler esse livro representou para mim, um belo  encerramento de ciclo e o começo de outro, que particularmente, espero que seja diferente em muitas coisas. O que li me fez refletir sobre o real papel das amizades hoje e deu novo significado a essa modalidade de relacionamento.

Pra iniciar esse 2017, aumentei minha dose de esperança e subi o nível da minha expectativa, porém, sem achar que tudo PRECISA dar certo. Na verdade, acontecerá só aquilo que realmente tiver que acontecer. E quando a gente pensa dessa forma, sem o desejo de controlar os resultados  consequências, o medo de que as coisas possam dar errado, simplesmente desaparece.

Em resumo, e voltando a falar do título, quando se diz “Terapia Virtual entre duas mulheres”, concluo que a verdadeira terapia não ocorre somente entre as escritoras, mas com quem lê o livro, se transformando assim, numa terapia bem mais abrangente do que elas poderiam ter imaginado.

É claro que agora, só resta a você terminar de ler esse post e sair correndo em busca do seu exemplar. 😉

li4

Que tal nossa sugestão de férias?

Fotos: Reprodução

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *